São Paulo, sexta, 20 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GE e Toyota podem ter bancos

da Sucursal de Brasília

O Conselho Monetário Nacional concordou ontem com o ingresso, no país, de três instituições financeiras com capital estrangeiro.
O grupo General Electric, dos Estados Unidos, recebeu aval da equipe econômica para comprar 100% do capital do Banco Mappin e 60% do capital da Financiadora Mesbla, ambas controladas pelo empresário Ricardo Mansur.
Para fechar as duas operações, a GE vai pagar "pedágio" de RÏ 11,2 milhões, por meio da compra de créditos podres de instituições financeiras em liquidação pelo BC.
Pela Constituição, é vedada a participação de capital estrangeiro no sistema financeiro, salvo quando o presidente da República decreta interesse nacional.
De forma geral, a equipe econômica vem autorizando a entrada de capital estrangeiro mediante a exigência de "pedágio".
O Banco Mappin possui patrimônio líquido de RÏ 57,1 milhões e tem uma agência em São Paulo. A financiadora está com as atividades praticamente paralisadas.
A montadora japonesa Toyota recebeu aval para constituir um banco múltiplo e uma sociedade de arrendamento mercantil. O "pedágio" é de R$ 5 milhões.
O grupo El Camino, dos Estados Unidos, recebeu sinal verde para comprar 50% das ações com direito a voto da Leasecorp Arrendamento Mercantil, com sede no Rio e uma agência em São Paulo. Pagará "pedágio" de R$ 2 milhões.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.