São Paulo, Sábado, 20 de Março de 1999
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SUPERMERCADO
Grupo português faz acordo e assume a liderança no RS; no país, perde para Carrefour e Pão de Açúcar
Sonae compra Nacional e vira 3º no ranking

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O grupo português Sonae assume no próximo dia 1º, na prática, a terceira posição no ranking nacional de supermercados e a liderança no Rio Grande do Sul, Estado onde começou suas operações no país.
O avanço do Sonae, que agora fica atrás apenas do Carrefour e do Pão de Açúcar no ranking brasileiro do setor, se deve ao negócio fechado pelos portugueses com o Nacional, maior rede gaúcha de supermercados, com 90 lojas e faturamento de R$ 900 milhões.
A transação, confirmada por um ""Comunicado de Fato Relevante" publicado ontem, é a maior já realizada pelo grupo português em número de pontos-de-venda, o que praticamente triplica sua presença na região Sul e São Paulo.
O dia 1º de abril marcará o início das operações da associação constituída por Sonae e Nacional, cujos valores não foram revelados. A empresa resultante do negócio, denominada Sonae Distribuição Brasil, vai operar com as bandeiras Nacional e Mercadorama (para supermercados) e Big e Cândia (hipermercados). Assim, devem desaparecer futuramente as marcas Real e Exxtra Econômico.
O Real, de Porto Alegre, também sede do Exxtra Econômico, foi o primeiro parceiro do Sonae, no início desta década. Há menos de dois anos, o Sonae assumiu o controle do Real, que atua na faixa de hipermercado com o nome Big.
No ano passado, o grupo português incorporou os hipermercados Cândia, de São Paulo, e Mercadorama, a maior rede paranaense.
A partir da associação com o Nacional, o Sonae passa a controlar 20 mil funcionários e 144 lojas. As vendas anuais estão estimadas em R$ 2,8 bilhões, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Os pontos-de-venda permanecem com o Nacional e serão explorados pelo Sonae em regime de arrendamento mercantil.
Representantes do Sonae e do Nacional disseram que os entendimentos para a associação se iniciaram há alguns meses e evidenciaram a existência de uma sintonia de estratégias.
""Essa nova associação justifica-se pelo grau de complementaridade entre as duas empresas, propiciando um significativo aumento de participação no varejo brasileiro", acrescentaram.
O Sonae é considerado o maior grupo privado português e surgiu como produtor de laminados de madeira. Com a entrada de Portugal na União Européia, o grupo deu partida ao seu processo de internacionalização.
A entrada no setor de supermercados ocorreu na metade da década de 80, tendo franceses como sócios. Em Portugal, o Sonae detém as marcas Modelo e Continente. O grupo também atua em outras áreas.


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