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SUPERMERCADO
Grupo português faz acordo e assume a liderança no RS; no país, perde para Carrefour e Pão de Açúcar
Sonae compra Nacional e vira 3º no ranking
CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre
O grupo português Sonae assume no próximo dia 1º, na prática, a
terceira posição no ranking nacional de supermercados e a liderança
no Rio Grande do Sul, Estado onde
começou suas operações no país.
O avanço do Sonae, que agora fica atrás apenas do Carrefour e do
Pão de Açúcar no ranking brasileiro do setor, se deve ao negócio fechado pelos portugueses com o
Nacional, maior rede gaúcha de
supermercados, com 90 lojas e faturamento de R$ 900 milhões.
A transação, confirmada por um
""Comunicado de Fato Relevante"
publicado ontem, é a maior já realizada pelo grupo português em
número de pontos-de-venda, o
que praticamente triplica sua presença na região Sul e São Paulo.
O dia 1º de abril marcará o início
das operações da associação constituída por Sonae e Nacional, cujos
valores não foram revelados. A
empresa resultante do negócio, denominada Sonae Distribuição Brasil, vai operar com as bandeiras
Nacional e Mercadorama (para supermercados) e Big e Cândia (hipermercados). Assim, devem desaparecer futuramente as marcas
Real e Exxtra Econômico.
O Real, de Porto Alegre, também
sede do Exxtra Econômico, foi o
primeiro parceiro do Sonae, no
início desta década. Há menos de
dois anos, o Sonae assumiu o controle do Real, que atua na faixa de
hipermercado com o nome Big.
No ano passado, o grupo português incorporou os hipermercados Cândia, de São Paulo, e Mercadorama, a maior rede paranaense.
A partir da associação com o Nacional, o Sonae passa a controlar
20 mil funcionários e 144 lojas. As
vendas anuais estão estimadas em
R$ 2,8 bilhões, em São Paulo, Rio
Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Os pontos-de-venda permanecem com o Nacional e serão explorados pelo Sonae em regime de arrendamento mercantil.
Representantes do Sonae e do
Nacional disseram que os entendimentos para a associação se iniciaram há alguns meses e evidenciaram a existência de uma sintonia
de estratégias.
""Essa nova associação justifica-se pelo grau de complementaridade entre as duas empresas, propiciando um significativo aumento
de participação no varejo brasileiro", acrescentaram.
O Sonae é considerado o maior
grupo privado português e surgiu
como produtor de laminados de
madeira. Com a entrada de Portugal na União Européia, o grupo
deu partida ao seu processo de internacionalização.
A entrada no setor de supermercados ocorreu na metade da década de 80, tendo franceses como sócios. Em Portugal, o Sonae detém
as marcas Modelo e Continente. O
grupo também atua em outras
áreas.
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