UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BB confirma briga judicial com construtora

DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco do Brasil confirma que existe uma briga judicial entre a instituição e a Mendes Júnior no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A disputa diz respeito aos créditos que a construtora afirma que tem com o Banco do Brasil, referentes à dívida de US$ 671,6 milhões que o Iraque teria com a empresa.
"Cerca de US$ 250 milhões da dívida dizem respeito aos equipamentos que deixamos no Iraque, por causa da Guerra do Golfo. O restante são créditos referentes a obras que não foram pagas", afirma Gleiber de Faria, executivo da Mendes Júnior.
Ele afirma que esses valores são de 1987 e não estão atualizados. Nos governos Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), representantes da Mendes Júnior chegaram a se reunir no Palácio da Alvorada para encontrar uma solução.
O então ministro da Economia do governo Collor Marcílio Marques Moreira criou em 1992 um grupo interministerial formado por representantes do seu ministério, Fazenda, Planejamento, Relações Exteriores, BB e outras entidades governamentais para buscar uma solução para o caso.
Não houve acordo, pois o governo decidiu que a dívida não podia ser paga devido ao embargo econômico da ONU (Organizações das Nações Unidas) contra o Iraque.(LV)


Texto Anterior: Antes das guerras, país era parceiro comercial do Brasil
Próximo Texto: Tigres resfriados: Freada dos EUA, guerra e pneumonia debilitam Ásia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.