UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teles, energia e varejo devem ter movimentações, dizem analistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os setores de telecomunicações, energia elétrica e varejo deverão ser cenário das próximas movimentações de capital, segundo analistas. "Na telefonia celular, a tendência é saírem os grupos pequenos, com capital insuficiente para competir com as grandes operadoras", diz Raphael Biderman, superintendente de telefonia móvel do Unibanco.
Esse processo, segundo ele, já começou. Exemplo disso foi a venda, em janeiro, do controle da TCO (Tele Centro Oeste) pelo grupo brasileiro Fixcel, para a BrasilCel, holding da Telesp Celular e Telefônica Celular).
O próximo movimento, diz ele, será a venda da BCP pelos bancos credores. "A Telecom Américas, do México, é a principal candidata a comprá-la", diz Biderman.
Na opinião de André Gadelha, analista do banco Pactual, há muitos participantes por área de concessão no setor de telefonia móvel. "No futuro, poderá haver uma consolidação de empresas."
Também houve erros de estratégia. "As empresas que estão saindo apostaram em um mercado muito maior, se endividaram em dólar e, com a desvalorização cambial, entraram em crise."
No setor de varejo, alguns estrangeiros tentam vender ativos para cobrir dívidas de suas matrizes. É o caso da Royal Ahold, holandesa, que quer se desfazer do Bom Preço. "O grupo está endividado lá fora e se envolveu em escândalos contábeis; tenta vender ativos para se reequilibrar", diz José Messias Bastos, da Universidade Federal de Santa Catarina.
No setor elétrico, dois grupos americanos já anunciaram a intenção de vender ativos - a AES e a Enron. Mas os negócios não saem por falta de compradores. "O setor depende de novas regras para atrair capital", diz Sérgio Tamashiro, analista do Unibanco. (SB)

Texto Anterior: Capital: Fusões e aquisições crescem 35% no Brasil
Próximo Texto: Pouso da águia: Historiador prevê nova recessão nos Estados Unidos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.