São Paulo, quarta, 20 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Estudo aponta aumento de investimento

da Sucursal de Brasília

Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ligado ao Ministério do Planejamento) mostra sinais de que as empresas brasileiras elevaram seus investimentos em tecnologia.
O volume de remessa de dinheiro ao exterior para o pagamento de contratos de transferência de tecnologia pelas empresas brasileiras aumentou em cinco vezes em dez anos. Em 88, o montante de recursos era de cerca de US$ 200 milhões. Em 97, US$ 1 bilhão.
Esse incremento é resultado das profundas transformações da estrutura produtiva brasileira nos últimos anos, segundo o estudo.
O coordenador-geral de Política Regional do Ipea, Antonio Carlos Galvão, um dos responsáveis pelo estudo, disse que abertura econômica do país exigiu "uma atitude mais enérgica" do setor produtivo para competir no mercado externo. Houve também uma mudança no perfil dos importadores de tecnologia. A composição das remessas de pagamentos ao exterior relativas à transferência de tecnologia está concentrada no Sudeste.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.