São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE adia ação contra protecionismo dos EUA

DA REUTERS

A Comissão Européia afirmou ontem que recomendou aos países da UE (União Européia) que adiem até depois de 30 de setembro a decisão sobre retaliações à política norte-americana de protecionismo para o aço.
Os 15 países membros da UE aceitaram unanimemente a recomendação do braço executivo do bloco econômico. A decisão foi tomada pelos ministros das Relações Exteriores desses países durante um encontro em Bruxelas (Bélgica).
O diretor de Comércio da Comissão Européia, Peter Carl, afirmou que a medida não significa um retrocesso para a UE na questão do aço.
Segundo ele, a decisão veio apenas depois de um "sinal positivo" do governo norte-americano, que teria oferecido novas reduções tarifárias para o aço europeu.
"Recebemos um consistente sinal positivo dos americanos e respondemos a isso. Decidimos não apertar o gatilho", disse.
O adiamento nas medidas de retaliação européias poderia diminuir a tensão entre os dois maiores blocos comerciais do mundo. Essa decisão também ajudaria os dois a continuar suas campanhas para a liberalização do comércio mundial.
A disputa com relação ao mercado de aço ficou mais acirrada em março, quando o presidente norte-americano, George W. Bush, aumentou as tarifas para a importação do produto em até 30%. A medida, afirmou o governo dos EUA à época, foi para proteger a indústria siderúrgica nacional dos preços mais baixos do aço importado.
Além da ameaça de retaliação, a UE entrou, em conjunto com outros seis países -entre eles o Brasil-, com um processo contra os EUA na OMC (Organização Mundial do Comércio).
Na última quarta-feira, os EUA foram condenados pela OMC por causa de uma emenda protecionista. Ela determina que o governo repasse às siderúrgicas os recursos arrecadados nas aduanas por meio dos direitos antidumping das importações de aço. Agora o país tem até 15 meses para revogar essa lei.



Texto Anterior: Crise nas teles agrava perdas na Europa
Próximo Texto: Análise: Ganância infectou crédulos e permitiu as trapaças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.