São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHURRASCO ESTRAGADO

EUA fazem 2º maior recall de carne do aís

Hambúrgueres estavam contaminados

DA REUTERS

A segunda maior empresa de alimentos dos Estados Unidos anunciou ontem o recall de 8,2 milhões de quilos de hambúrgueres por causa de uma possível contaminação com uma bactéria letal, a E. coli 0157:H7. A decisão foi tomada depois que 16 pessoas ficaram doentes após ingerirem o produto, anunciou o Departamento da Agricultura dos EUA.
A retirada dos hambúrgueres congelados e resfriados da ConAgra Foods, vem bem no período de maior consumo de carne para churrasco: as férias de verão dos EUA. Esse recall é o 2º maior da história do país, atrás apenas do realizado pela Hudson Beef em 1997, que recolheu 15 milhões de quilos de carne.
Os centros de controle de doenças dos EUA confirmaram, até agora, 16 casos de contaminação pela carne da ConAgra -que ironicamente tem uma linha de produtos chamada "Opção Saudável". Mas seis casos ainda estão sendo investigados, com suspeita de terem sido provocados pela carne contaminada.

Saúde pública
"Essa medida [o recall] está sendo tomada como precaução para assegurar a proteção a saúde pública", disse a secretária da Agricultura dos EUA, Ann Veneman. "Saúde pública é nossa prioridade número um", afirmou.
Apesar disso, o Departamento da Agricultura e o presidente George W.Bush estão sendo duramente criticados pela demora em determinar o recall.
O Departamento de Segurança Alimentar e Inspeção do país admitiu que esperou dez dias antes de notificar a ConAgra depois de descobrir a bactéria nos hambúrgueres da empresa.



Texto Anterior: Luís Nassif: A nova estrutura da Copene
Próximo Texto: Comércio: Brasil exportará frango para o Canadá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.