São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Menos café em 2003
A produção da safra brasileira de café deverá sofrer grande queda em 2003, ficando entre 25 milhões de sacas e 30 milhões, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola). A previsão da Conab para a safra deste ano é de 44,7 milhões de sacas -a maior da história. O principal motivo para a redução é a possibilidade de muitos produtores abandonarem a atividade devido aos baixos preços.

Abaixo da linha de consumo
O IEA estima que a produção de café em 2003 deverá cair em todo o mundo, podendo ficar abaixo do volume mundial de consumo. México, Uganda e Peru são os únicos países em que poderá ocorrer um aumento da produção. O Vietnã, que produziu mais de 15 milhões de sacas, está efetuando ajustes que deverão reduzir a sua oferta para cerca de 11 milhões de sacas neste ano.

Cresce produção de fumo
A produção paranaense de fumo, na safra 2001/2002, atingiu 77 mil toneladas do produto em folha, crescimento de 13,2% sobre a safra anterior, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná. Com esse aumento, a participação do Estado na produção nacional subiu de 11% para 13%. A boa performance das últimas safras está contribuindo para uma nova estimativa de aumento no plantio.

Boas perspectivas
O Deral estima um crescimento da produção de fumo no Paraná de até 10% para a próxima safra. Esse ânimo é resultado da última comercialização, que deverá fechar o preço médio ao produtor em torno de R$ 2,85 por quilo, e pelo fato de o fumo superar a rentabilidade econômica de outros produtos, em especial o milho e o feijão, que exigem áreas maiores em relação à fumicultura.

Gado dos Estados Unidos
O número de cabeças de gado nos Estados Unidos caiu 1% em 1º de julho deste ano sobre o mesmo período de 2001, totalizando 105,2 milhões, segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos EUA). Já o número de cabeças de gado de corte ficou praticamente estável, de 43 milhões em 2001 para 42,9 milhões neste ano. Na comparação com 2000, o rebanho de gado de corte caiu 1%. Só houve aumento do rebanho leiteiro (1%), atingindo 9,15 milhões de cabeças.

Queda dos estoques
Os estoques de café nas cooperativas brasileiras somavam 3,2 milhões de sacas no final de junho, redução de 18,5% em relação ao mesmo mês de 2001, segundo o Conselho Nacional de Café. Neste mês, até o dia 17, os embarques de café estavam em 516,8 mil sacas de café arábica e 123,7 mil sacas de café conillon, totalizando 640,5 mil sacas de café verde, informa o Escritório Carvalhaes.

Acordo fechado
Pela primeira vez, o Brasil poderá exportar peito de frango fresco e congelado para o mercado canadense. A liberação das exportações, que começam a partir do dia 1º de agosto, foi anunciada ontem após um acordo de equivalência sanitária entre os governos brasileiro e canadense.

Incremento na receita
Brasil e Canadá vinham negociando a liberação do comércio bilateral de aves desde 1997. Segundo o Ministério da Agricultura, estimativas do setor indicam que o Brasil poderá começar a exportar, em 12 meses, entre 20 mil e 25 mil toneladas por ano, que representaria receita de mais de US$ 100 milhões.

e-mail: akianek@folhasp.com.br



Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar encerra semana com alta de 2,03%
Próximo Texto: Vôo para a segurança: Cresce remessa de dinheiro para o exterior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.