São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING
Os descontentes

MARCELO CHERTO

Quem está no mundo dos negócios acaba traçando um paralelo entre o que aconteceu com o velho Zagallo e seus pupilos e o que vem acontecendo com inúmeras empresas e profissionais, que, por acreditarem que detêm a receita do sucesso, se acomodam e levam uma fubecada de alguém que nunca imaginaram que iriam virar sua vida de ponta-cabeça.
Fico feliz ao observar que existem empresas que parecem nunca estar satisfeitas com o próprio desempenho. E que estão permanentemente se reinventando. Uma delas é a Localiza, que está comemorando 15 anos da concessão da primeira franquia. Aliás, foi graças ao franchising que a empresa, que nasceu em 1973 e que dez anos depois operava apenas 17 agências próprias de locação de veículos, com uma frota de 1.700 carros, pôde se transformar na maior organização do ramo e numa das maiores franqueadoras do Brasil. E, seguramente, em nossa maior "exportadora" de franquias, com 442 agências em 11 países. Dessas, 387 são franqueadas e respondem por mais de 40% do faturamento da rede.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Veículos, o mercado brasileiro conta com uma frota de 80 mil carros e cerca de 1.100 locadoras em operação, as quais teriam um faturamento de pelo menos R$ 800 milhões ao ano.


Marcelo Cherto, especialista em redes de negócios, é presidente do Instituto Franchising e professor da FGV e da Franchising University.
Internet: www.cherto.com.br
E-mail: info@cherto.com.br


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.