São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

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Rede de supermercado oferece o serviço desde 95
Pedido virtual supera valor médio das compras nas lojas

Moacyr Lopes
Juliana Bering, coordenadora-geral do serviço de entregas da rede de supermercados Pão de Açucar


da Reportagem Local

As vendas pela Internet não estão crescendo tão rápido, os brasileiros não compram por catálogo, o país ainda tem um número limitado de usuários.
"Ainda não se está ganhando dinheiro, mas, na hora em que isso ocorrer, todos querem estar lá", diz Lilian Piccioti, diretora de soluções e business da IBM.
De supermercados e floriculturas a locadoras de automóveis, várias empresas brasileiras estão construindo seus sites.
As lojas que estão tendo os melhores resultados, segundo Picciotti, são aquelas que montaram infra-estruturas eficientes para entregar mercadorias e para se comunicar bem com os clientes, usando a Internet.
O Pão de Açúcar Delivery, primeiro supermercado virtual do país, lançado em setembro de 95, não informa quanto as compras pela rede representam no faturamento total do grupo.
Mas um dado curioso é que o valor médio de compra do seu cliente na Internet é cerca de R$ 210, quase dez vezes mais que o do cliente das lojas não virtuais.
"O importante não são os números de vendas, mas o fato de a empresa estar investindo na nova tecnologia", afirma Juliana Bering, coordenadora geral do Pão de Açúcar Delivery.
Carlos Alberto de Lima, gerente de comércio eletrônico do Ponto Frio, afirma que o custo hoje supera a receita.
Lima informa que, nos últimos três meses, as vendas pela Internet cresceram 33%.
Fernando Castejon, diretor de produtos e serviços da administradora de cartões de crédito Visa, observa que as empresas estão sendo movidas pelos mais diversos motivos, "dos emocionais aos pragmáticos".
Um exemplo é o da pizzaria 1900, de São Paulo. Investe R$ 500 por mês para manter o site, que recebe apenas cerca de 15 pedidos mensais. "Investimos na permanente reformulação da página", diz Erik César Momo, filho do fundador, Giovanni. (JAg)



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