UOL


São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"99% no RS vão plantar", diz federação

DA AGÊNCIA FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Ezídio Pinheiro, afirmou ontem que, com a autorização para plantio e comercialização de transgênicos, "99% dos agricultores, grandes ou pequenos, vão plantar". O período de plantio da soja deve começar em dez dias.
"A reivindicação é dos pequenos agricultores, a sugestão de estabelecer uma medida urgente foi nossa", afirmou Pinheiro.
Os cientistas e pesquisadores estão divididos. Para Tatiana Carvalho, engenheira agrônoma e coordenadora da campanha de consumidores do Greenpeace Brasil, a liberação da soja transgênica não pode ocorrer sem que haja antes um estudo de impacto ambiental e uma avaliação de risco para a saúde. Carvalho defende também a rotulagem obrigatória para alimentos que contenham transgênicos. "É impensável a liberação dos transgênicos no país sem se ocupar dessas questões."
Fernando Reinach, pesquisador e professor da USP (Universidade de São Paulo), diz que "nós vivemos no pior dos mundos possíveis". Segundo ele, como o plantio da soja transgênica ocorre e é ilegal, os mecanismos de acompanhamento não podem ser usados.


Texto Anterior: Polêmica: Lula deve liberar plantio de soja transgênica
Próximo Texto: Dinheiro no bolso: Central e banco travam queda-de-braço
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.