UOL


São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco e custo menores atraem instituições

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O interesse dos bancos na concessão de empréstimos com desconto em folha é justificado por três fatores: diminuição do risco de inadimplência, corte de custos operacionais e cobrança de taxa de juros que dá rentabilidade alta, apesar de ser menor que a das operações de crédito normais.
Segundo analistas do setor financeiro, a possibilidade de as prestações serem descontadas no holerite reduz a quase zero a possibilidade de calote. Isso significa que a nova operação permite aos bancos aumentarem sua carteira de empréstimos com pouco risco.
"É um ótimo negócio para os bancos", afirma João Augusto Salles, da consultoria Lopes Filho. Rodrigo Indiani, analista financeiro da Austin Asis, concorda e prevê uma forte concorrência entre os bancos por uma parcela desse mercado.
A avaliação do governo é que essas operações poderão movimentar R$ 20 bilhões ao ano. Se a previsão se realizar, haverá aumento de 23% no estoque de crédito para pessoas físicas, que hoje é de R$ 86,9 bilhões.
Para Roberto Troster, economista-chefe da Febraban, a operação reduz ao "mínimo" a inadimplência e eleva o volume de crédito a taxas mais baixas.


Texto Anterior: Dinheiro no bolso: Central e banco travam queda-de-braço
Próximo Texto: Automóveis: Com ajuda, venda de carros deslancha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.