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AUTOMÓVEIS
Descontos sobre os preços de tabela atraíram consumidores às lojas
Com ajuda, venda de carros deslancha
DA REPORTAGEM LOCAL
Após despencarem no mês de
agosto, as vendas de automóveis
reagiram na primeira quinzena
deste mês, impulsionadas principalmente pelos descontos agressivos oferecidos por concessionárias e montadoras.
É o que mostra levantamento da
Fenabrave (associação dos distribuidores de carros), que mediu a
comercialização no varejo nos
primeiros 15 dias deste mês.
Foram vendidas 51,75 mil unidades, com alta de 31,47% ante o
mesmo período de agosto e mais
do que as vendas da primeira metade de setembro de 2002, quando
foram comercializadas 51,36 mil
unidades.
A comparação mais representativa, apontam analistas, é em relação ao ano passado, já que em
agosto as vendas foram fracas por
causa da expectativa da redução
do IPI -anunciada em 5 de agosto- que "travou" o mercado nas
semanas anteriores.
Mais populares
A participação dos automóveis
populares nas vendas cresceu na
primeira quinzena de setembro,
atingindo cerca de 60%. No mesmo período de agosto, o percentual foi de 57,7%.
Especialistas acreditam que a
principal razão para a reação nas
vendas são os descontos oferecidos por concessionárias e montadoras, que chegam a praticar preços até 20% abaixo da tabela.
De acordo com levantamento
das consultorias AutoInforme e
Molicar, o desconto médio geral
do mercado é de 7,6%. Considerando somente os carros de até
2.000 cilindradas, o desconto médio é ainda maior, de 7,9%.
É por causa da quantidade e da
proporção dos descontos oferecidos que alguns analistas acreditam que o efeito da redução de 3%
no IPI dos automóveis foi apenas
psicológico.
"O que aconteceu é que o consumo que ficou reprimido nas semanas anteriores à redução, por
causa da expectativa de corte no
IPI, está voltando agora aos patamares anteriores", analisa o consultor José Eduardo Favaretto.
Ele acredita que, a partir de agora, as vendas devem se manter
nesses patamares, "talvez com
uma pequena melhora por causa
das reduções da Selic".
Outros especialistas acreditam
que as montadoras, mais do que
as concessionárias, estão e devem
continuar bancando grandes descontos sobre a tabela para garantir vendas e "justificar" a ajuda recebida do governo com a redução
do imposto.
(MAELI PRADO)
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