São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País sofreu golpe militar em setembro

DA REDAÇÃO

Em 19 de setembro, um golpe militar derrubou o governo do então primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra. Popular no meio rural e entre os pobres, o premiê descontentou as elites urbanas, a classe média e ativistas pró-democracia, que o acusavam de corrupção, abuso de poder e aparelhamento do Estado.
Inicialmente, o governo foi comandado por uma junta militar. No final de setembro, o general Surayud Chulanont foi apontado como o novo primeiro-ministro.
O golpe foi o primeiro no país desde fevereiro de 1991 e aconteceu a menos de um mês das eleições legislativas tailandesas.
O impacto na economia do golpe militar foi muito menor que o das medidas que entraram em vigor na terça-feira. Na ocasião da deposição do primeiro-ministro, a Bolsa de Bancoc caiu 4% (contra 15% ontem) e se recuperou rapidamente.
No dia do golpe, o baht, a moeda local, sofreu desvalorização de 1,3%, a maior em quase três anos. No dia 18 de setembro, eram necessários 37,29 bahts para comprar um dólar. No dia seguinte, para adquirir a moeda americana, era preciso gastar 37,77 bahts.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Memória: Em 1997, crise na Ásia atingiu emergentes
Próximo Texto: Paulo Rabello de Castro: Presente de Natal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.