São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Opção pela soja
A chuva atrapalhou o plantio de milho e levou parte dos produtores para a soja nos Estados Unidos. A consultoria norte-americana tem os primeiros números dessa migração do milho para a soja. Segundo a consultoria, o plantio de soja foi de 75 milhões de acres, 3% a mais do que o projetado pelo Usda em março.

Mercado agitado
Os números da Sparks deram uma tendência baixista ao mercado de soja ontem em Chicago. O efeito dos dados da Sparks não foram maiores, no entanto, porque o mercado espera as avaliações de outras consultorias, segundo Steve Cachia, analista de mercado da Cerealpar Corretora de Cereais, de Curitiba.

Mesmos números
O economista Bill Tierney, da Kansas State University, também estima que o plantio de soja supere 1,5 milhão de acres -a área estimada pelo Usda. O Usda divulga novos números neste final de mês. Nas contas da Sparks, o milho ocupou 77,8 milhões de acres, 1,6% menos do que as estimativas do Usda.

Mercado interno
São poucos os negócios com soja no mercado interno. Sem dívidas, os produtores aguardam preços melhores para o produto. No porto de Paranaguá foram feitos negócios a R$ 30 por saca ontem.

Preocupação com o trigo
A previsão é de uma boa safra de trigo. A estiagem das últimas semanas, no entanto, preocupa os produtores do Paraná. A temperatura quente poderá reduzir a produtividade, além de exigir gastos maiores no combate às pragas.

Boa procura
O leilão de milho de ontem dos estoques da Conab para os consumidores do Norte e do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e de parte de Minas Gerais teve boa procura. Das 25 mil toneladas leiloadas, 23,9 mil foram vendidas. Dia 27, a Conab faz outro leilão de 25 mil toneladas para essas regiões.

Balanço da aftosa
Pelo menos 98,3% do rebanho paulista foi vacinado contra a febre aftosa em maio. Esse percentual de imunização supera os 97,1% de 2001, conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O rebanho paulista é de 13 milhões de cabeças.

Movimento maior
A queda nos preços do açúcar permitiu um movimento maior de compras na última semana, diz o Cepea. As negociações envolveram pequenas quantidades. O indicador de preços da BM&F/Esalq mostrou que a saca de 50 quilos caiu para R$ 18,67, com redução de 13% neste mês.

Nanicão 2001
O Instituto Agronômico desenvolveu uma nova variedade de banana resistente à doença sigatoka amarela e negra. O produtor gasta menos na pulverização e o consumidor adquire um produto com menos agrotóxicos, diz o IAC.

Mercado externo
O mercado de commodities teve fortes reajustes de preços ontem em Nova York. O primeiro contrato do algodão subiu 7,5%; o de cacau, 3,3%; e o de café, 2,9%.

e-mail: mzafalon@folhasp.com.br



Texto Anterior: Mercado financeiro: Recompra de títulos pelo BC ainda é tímida
Próximo Texto: Aviação: Governo socorrerá setor aéreo, diz Amaral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.