São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice da Anatel quer ICMS menor

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

As telecomunicações somente voltarão a crescer no Brasil quando houver uma redução nos impostos, principalmente nas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incidem sobre telefonia fixa e celular. A advertência foi feita ontem pelo vice-presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Antonio Carlos Valente, para quem as classes C e D estão hoje impedidas de ter acesso a esses serviços por causa dos tributos.
"Os serviços de telecomunicações são vitais para o desenvolvimento de um país. Mesmo assim, a média do ICMS no setor é de 26%, contra os 20% cobrados nas vendas de cervejas", afirmou.
Segundo Valente, também houve erros por parte das empresas. "É verdade que a conjuntura econômica do país não é muito favorável. Mas os dados mostram também que houve erros administrativos de operadoras nos últimos anos".



Texto Anterior: Energia: Consumo cai, e reajuste extra vai durar mais
Próximo Texto: Telefonia: Telefônica sobe tarifa em até 19,2%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.