UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

Na primeira medição do ano, índice fora de 1,34%

IGP-M cai para 1,81% na 2ª prévia do mês, ante 3,26% em dezembro

BONANÇA MOUTEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) registrou 1,81% de inflação na segunda prévia de janeiro ante 3,26% no mesmo período de dezembro do ano passado. Na primeira prévia do mês, o índice fora menor, de 1,34%.
Os números divulgados ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostram que a inflação retornou ao patamar de setembro último, quando era de 1,79%. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação atinge 27,12%.
Segundo o economista Salomão Quadros, da FGV, a tendência é de desaceleração da inflação, em contraste com o ritmo acelerado de alta observado a partir do terceiro trimestre de 2002.
Os índices que compõem o IGP-M também mostraram taxas declinantes em relação a dezembro, confirmando a desaceleração tanto no atacado como no varejo.
O IPA (Índice de Preços por Atacado) passou de 3,69% em dezembro para 1,98%. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) recuou de 2,54% para 1,59%. O INCC (Índice Nacional da Construção Civil) fechou em 1,22% contra os 2,26% anteriores.
No acumulado de 12 meses, a inflação do atacado soma 36,09%, e a do varejo, 12,73%.
Os preços dos alimentos mostraram ritmo bem mais lento de desaceleração. No IPA, a alta ficou em 3,71% na segunda prévia de janeiro ante 4,85% do mesmo período de dezembro. No IPC passou de 4,08% para 2,72%.
Quadros disse que ainda há resquícios de repasse de custos decorrente da alta do dólar no ano passado, apesar do ritmo mais lento de reajustes no atacado.


Texto Anterior: Mercado financeiro: BC faz a 1ª intervenção do governo Lula
Próximo Texto: Fraudes do capital: Filial brasileira nega acusação da SEC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.