UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Ministro teme crescimento menor

França desafia regras orçamentárias da UE

DA REDAÇÃO

A França desafiou ontem as regras econômicas da UE (União Européia) ao ameaçar não cumprir uma determinação oficial de outros governos para que reduza seu déficit orçamentário nos próximos quatro anos.
O impasse pode ser o teste de credibilidade mais importante do pacto de estabilidade e crescimento -o conjunto de regras econômicas que vigora entre os países que adotaram o euro.
Francis Mer, ministro das Finanças da França, disse que os problemas econômicos impediriam o país de cumprir as metas exigidas pela advertência divulgado ontem pela UE: reduzir o déficit orçamentário -que está perto do teto de 3% ao ano permitido pelo pacto- em 0,5 ponto percentual/ano e zerá-lo até 2006.
Mer atacou a rigidez do pacto: "Não é hora de criar condições nas quais o crescimento será reduzido por um corte muito grande nos gastos públicos", afirmou, acrescentando que muitos países fora da UE, como os Estados Unidos, têm usado os gastos públicos para estimular o crescimento.


Texto Anterior: Risco Iraque: Peso mexicano cai ao menor valor em 10 anos
Próximo Texto: Argentina: Decreto autoriza alta de tarifas públicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.