São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apesar dos juros, mercado vê inflação mais alta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dois dias depois de o Banco Central ter elevado os juros básicos da economia, analistas de mercado voltaram a elevar as suas projeções para a inflação. As estimativas para o comportamento do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para este ano passaram de 5,77% para 5,80% em uma semana.
Os números constam de pesquisa realizada na última sexta-feira pelo próprio Banco Central entre analistas. Na quarta-feira anterior, o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) havia elevado a taxa Selic de 18,75% ao ano para 19,25%.
Um dos objetivos do BC ao aumentar os juros é, justamente, tentar mudar o pessimismo do mercado em relação ao cumprimento das metas de inflação fixadas pelo governo. Para este ano, o objetivo é não deixar que a alta do IPCA ultrapasse 5,1%.
O processo de alta dos juros teve início em setembro do ano passado -de lá para cá, foram sete aumentos consecutivos. De acordo com a pesquisa, a expectativa do mercado é que essa série tenha se encerrado neste mês.
Para a próxima reunião do Copom, os analistas consultados pelo Banco Central dizem acreditar na manutenção da taxa Selic em 19,25% ao ano.


Texto Anterior: BC dos EUA deve realizar 7ª alta seguida do juro
Próximo Texto: "Rating" de ricos cairá em 30 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.