São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA

Caminhoneiros se revoltaram com operação padrão de auditores fiscais

Protesto bloqueia Receita em Foz

Fabrício Azambuja/Folha de Londrina
Fila de caminhões causada por bloqueio em estação aduaneira da Receita Federal em Foz do Iguaçu


JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Após muita confusão, motoristas de transportadoras e auditores fiscais da Receita Federal fizeram um acordo de trégua que colocou fim ao bloqueio à estação aduaneira da Receita Federal em Foz do Iguaçu (PR). O bloqueio à estação começou às 18h40 de anteontem e foi até as 15h30 de ontem.
Os motoristas, revoltados com a operação padrão dos auditores fiscais, decidiram bloquear a entrada e saída de veículos da estação. Os auditores que estavam de plantão só deixaram o local no início da manhã de ontem, escoltados por policiais rodoviários.
Em represália ao bloqueio, os auditores que entrariam em serviço se negaram a ingressar na estação. Houve tumulto e motoristas chegaram a tomar um revólver de um vigia da Receita Federal.
O bloqueio provocou congestionamento na BR- 277, com filas de caminhões nas vias de acesso à Argentina e ao Paraguai, na rota de exportação, e de mais de cinco quilômetros no sentido para Cascavel, com caminhões da operação soja (soja transportada com licença especial do Paraguai para o Porto de Paranaguá).
No acordo entre os representantes das empresas transportadoras e a Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), os motoristas se comprometeram e liberar bloqueio à Eadi (Estação Aduaneira de Interior) e os auditores a apressar a liberação de guias para entrada e saída do país.
Os auditores se comprometeram também a estender a jornada de trabalho hoje até as 14h. O horário normal de trabalho na aduana é até as 12h nos sábados.



Texto Anterior: Financiamento: Imóvel para classe média terá FGTS
Próximo Texto: Luís Nassif: A Intel e o chip nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.