UOL


São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ginástica" fiscal lembra a Enron, diz especialista

DE WASHINGTON

Um dos maiores especialistas em finanças públicas dos EUA, o economista Michael Granof, da Universidade do Texas, compara a ""ginástica" que os governos estaduais e federal vêm fazendo para ajustar seus balanços aos subterfúgios usados por empresas americanas envolvidas em fraudes contábeis, como a Enron.
"Os Estados estão fazendo todo o tipo de "ginástica" para tentar colocar seus balanços em ordem. Primeiro atrasam o pagamento", disse. "Depois, começam a fazer coisas mais sofisticadas, como criar entidades especiais para as quais vendem seus ativos para depois fazer um contrato para tê-los de volta. Ou seja, vendem seus ativos, pegam o dinheiro como receita e fazem um leasing de volta. Como a Enron, esses Estados tomam dinheiro emprestado sem contabilizá-lo como dívidas."
Para Granof, os Estados fingem ter um balanço equilibrado. "Fingem estar cobrindo o custo dos serviços, quando na realidade estão empurrando a conta para os contribuintes do futuro."


Texto Anterior: Pires na mão: Déficit de US$ 21,5 bi aflige Estados dos EUA
Próximo Texto: Nostalgia: Chapéu vence o tempo e ainda faz a cabeça
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.