São Paulo, domingo, 22 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda nas vendas leva empresas a criar promoções

DA REPORTAGEM LOCAL

Com as vendas em queda, as montadoras estão dando férias coletivas para seus empregados e fazendo promoções cada vez mais agressivas para não ficar com o pátio lotado de carros encalhados. A Volkswagen está anunciando o que chama de sua "maior campanha de vendas da história". Na promoção iniciada ontem e que termina hoje, a montadora oferece 15 mil carros.
Alguns modelos estão sendo oferecidos com taxas de juros de 1,54% ao mês (em planos de 24 meses), ou 0,6 ponto percentual abaixo da média de mercado.
Nas concessionárias da GM, estão sendo oferecidos descontos na venda de carros e picapes, além de sorteios de prêmios, como aparelhos de DVD e computadores. A Ford montou um salão para vender picapes com descontos de 15%.
Na avaliação do presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), Célio Batalha, a guerra dos descontos deve afetar os resultados financeiros das empresas.
"Estamos trabalhando num ritmo de competição que é novidade para nós", diz Batalha. "Como as vendas estão limitadas, será difícil para as empresas ganhar dinheiro em 2001."
De janeiro a junho, as vendas cresceram 17,59% em relação ao mesmo período de 2000. Em junho, porém, o ritmo de vendas começou a desabar. As vendas de junho ficaram 14,3% abaixo das registradas em maio.
Como as vendas caíram, o nível de estoques aumentou. Eles correspondem a aproximadamente 45 dias de produção. O ideal, segundo a Anfavea, são estoques equivalentes a, no máximo, 30 dias de vendas.


Texto Anterior: Veículos: Crise leva montadoras à guerra por clientes
Próximo Texto: Montadoras disputam 1º lugar em vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.