São Paulo, domingo, 22 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadoras disputam 1º lugar em vendas

DA REPORTAGEM LOCAL
Fiat e Volks brigam em duas frentes: a primeira delas acontece nas concessionárias, pela preferência dos consumidores. A outra batalha é travada no campo das relações públicas. As duas montadoras dizem que foram as campeãs de vendas no primeiro semestre. A Volks diz que ficou com 27,6% do mercado, contra 26,3% da Fiat. Para os italianos, deu Fiat em primeiro lugar com 27,6%, contra 26,9% da Volks.
A briga dos números se baseia em critérios diferentes para a contabilidade das vendas. Cada ranking pode incluir ou não marcas que pertencem aos grupos Fiat e Volks, como a Alfa e a Audi.
Seja quem for que tem razão, fazia tempo que as montadoras não disputavam uma briga tão acirrada pelo primeiro lugar.
A disputa pode ser medida na tabela de preços das montadoras. Segundo o estudo da agência AutoInforme, os carros da Volks e da Fiat foram os que menos subiram de preço de janeiro a junho.
Na Volks, apenas o Gol turbo ficou 0,3% mais caro para os consumidores. A montadora italiana subiu o preço de dois modelos, o Palio EX 1.0 (2,0%) e o Palio Young (1,1%).
"Todos os outros modelos ficaram com o mesmo preço ou mais baratos do que no ano passado", diz Joel Leite, da AutoInforme.
A expectativa nas duas montadoras é que essa briga deve continuar por um longo tempo. "É provável que essa disputa pelo primeiro lugar se estenda pelos próximos meses", diz Paulo Kakinoff, gerente de marketing da montadora alemã.
A razão é que a Volks é a líder há muitos anos, mas a Fiat será uma das menos afetadas pela queda geral de mercado no país. Isso ocorre porque a produção da Fiat é muito concentrada em carros populares, que são mais baratos e, portanto, têm as vendas menos afetadas pela crise.
A GM avisa que também quer entrar na disputa. "Estamos muito perto das líderes. Essa é uma situação inédita no mercado, em que as três montadoras têm condição de ficar em primeiro lugar", diz Eduardo Andrade, diretor de marketing da GM.
A General Motors tinha em junho 23,2% do mercado brasileiro, incluindo a venda no varejo de carros, comerciais leves (picapes), caminhões e ônibus, contra 26,2% da Volks e 27,1% da Fiat.


Texto Anterior: Queda nas vendas leva empresas a criar promoções
Próximo Texto: Vendas de veículos devem cair até 13%, prevê a Fiat
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.