UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DRAGÃO ADORMECIDO

IPC cai 0,08%

Prévia do IGP-M indica deflação ao consumidor

DA SUCURSAL DO RIO

A queda generalizada dos preços, já verificada no atacado, chega agora ao consumidor. É o que mostra a segunda prévia de julho do IGP-M, divulgada ontem pela FGV, que apontou deflação de 0,35%. Em igual período de junho, a redução dos preços havia sido mais intensa: 0,66%.
Segundo a FGV, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou sua primeira deflação em uma segunda prévia desde novembro de 2000. Houve queda de 0,08%, ante 0,03% naquele período. Na segunda prévia de junho, o índice havia subido 0,17%.
No varejo, as principais reduções ocorreram nos preços dos alimentos e dos itens de transportes, grupo beneficiado pelas quedas da gasolina e do álcool.
Sob influência da safra recorde e do recuo do dólar, os alimentos caíram, em média, 0,95% e intensificaram a redução dos preços já verificada em junho (-0,18%).
Mais uma vez, o IPA (Índice de Preços por Atacado) apresentou deflação, mas em ritmo menor que o de junho. Houve queda de 0,59% (em junho, -1,19%).
No IPA, os produtos que mais contribuíram para o resultado negativo foram o álcool hidratado, a cana, o milho e o açúcar.


Texto Anterior: Recall de empresas: Lei de Falências fica sem adendo do governo
Próximo Texto: Recall da privatização: Novo modelo barateará energia, diz Dilma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.