São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Bolsa, setor de construção é o que mais perde

DA REPORTAGEM LOCAL

As ações das empresas de construção civil, setor que vive um boom e lucrou R$ 370 milhões no primeiro semestre, lideram a baixa durante o período da crise nos mercados, de acordo com a consultoria Economática. O setor tem desvalorização média de 19,47% no preço das ações desde 19 de julho, dia em que o Ibovespa registrou a maior pontuação no ano.
Os bancos, líderes absolutos de lucro no primeiro semestre (R$ 14,522 bilhões), tiveram uma perda média de 12,83% no valor de suas ações durante a crise. Já os papéis das empresas do setor de petróleo e gás, vice-líder do ranking do lucro, amargam perdas de 17,17%.
A média da Economática pondera o desempenho das ações de acordo com a liquidez que tiveram no período. O Ibovespa teve baixa de 14,3% desde o dia 19 de julho.
Para Luis Miguel Santacreu, analista de bancos da Austin Rating, a recente crise nos mercados coloca em dúvida se os bancos repetirão o mesmo desempenho no segundo semestre deste ano. O analista afirma que tudo dependerá da expansão do crédito no Brasil e do impacto de variáveis como câmbio, juros e expectativa de crescimento.
"Após a crise, a gente tem de repensar algumas coisas. Como vai ser o crescimento da economia? E o comportamento dos juros e do câmbio? A receita de serviços dos bancos continuará forte, mas e o crédito? Temos de ver se os bancos não ficarão mais conservadores. Se acontecer isso, o que terá reflexo nos lucros", disse.
Já André Segadilha, gerente de análise da Prosper Corretora, diz que ainda é cedo para apontar os reais impactos da crise dos mercados na economia brasileira.
"Não dá para prever o impacto da crise no setor externo e no Brasil. O que dá para afirmar é que a crise terá um efeito retardado no mercado interno brasileiro. Os setores de energia e saneamento serão os mais poupados", afirmou Segadilha.
(TONI SCIARRETTA)


Texto Anterior: Bancos lideram em lucros no 1º semestre
Próximo Texto: Aviação: Ambiente econômico na AL pré-crise era melhor desde 2000
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.