São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Países informam tipos diferentes de taxas ao FMI

DA REPORTAGEM LOCAL

As taxas de crédito relatadas mensalmente pelas autoridades monetárias ao FMI não utilizam necessariamente o mesmo conceito. A maior parte dos países, como o Brasil, informa ao Fundo a chamada "lending rate" (taxa de empréstimo), que é uma média dos financiamentos a curto e médio prazo ao setor privado.
Outros, no entanto, como a Grécia, informam a "working capital loan" (taxa para capital de giro). EUA, Canadá, Nova Zelândia e Irlanda, entre outros, informam a "prime rate" (taxa referencial, a que mais se aproxima da paga pelo investimento sem risco).
O Iedi fez dois levantamentos. No primeiro, comparou a economia brasileira aos principais mercados emergentes, sem levar em conta qual o conceito usado por cada um para informar suas taxas ao FMI. Nesse caso, o Brasil ganha de todos.
No segundo levantamento, o Iedi incluiu todos os países -emergentes ou não- que informam ao Fundo a "lending rate". Considerando esses dados, o Brasil fica atrás apenas de Angola.
Nos dois casos, o Iedi considerou sempre as últimas informações disponíveis das taxas de empréstimo para cada país.
Se forem considerados os dados gerais do Fundo, incluindo todos os países, independentemente do conceito por trás dos juros que informam, além de Angola, o Brasil também perde do Zimbábue (onde os juros chegam a 116% ao ano, dado de novembro). Nem Angola nem Zimbábue são considerados emergentes.
Os juros a pessoas físicas e jurídicas vêm caindo no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, a taxa de juros média cobrada do setor privado era de 72,4% ao ano, no terceiro trimestre, de 65,10%, e, em janeiro deste ano, de 56,6%. (MP)


Texto Anterior: Outro lado: Febraban afirma faltar garantia para baratear crédito
Próximo Texto: Análise: País necessita de redução significativa nos "spreads"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.