São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alíquota de importação de cimento é zerada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo aprovou ontem a última medida do pacote que reduziu tributos para material de construção, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu a zero o imposto de importação de cimento, que era de 4%.
Além de ampliar os recursos para empréstimos habitacionais, o pacote da construção civil, que vai custar R$ 18,7 bilhões ao governo, reduz tributos para materiais básicos e atende principalmente à classe baixa.
A redução do imposto foi feita só ontem porque o governo não pode reduzir imposto de importação sem a concordância dos parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), já que as tarifas estão consolidadas na TEC (Tarifa Externa Comum). Cada país, no entanto, possui uma lista de exceção com 100 produtos para os quais pode adotar tarifas diferentes. A Camex pode trocar os produtos da lista a cada seis meses.


Texto Anterior: Consumo: Redução de álcool na gasolina começa na 4ª
Próximo Texto: Taxa de importação de álcool será menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.