São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes atuam em vários setores

da Reportagem Local

O grupo português Sonae tem duas redes de supermercados e hipermercados em Portugal, Modelo e Continente, que faturam cerca de US$ 2,5 bilhões por ano.
Além de atuar no varejo de alimentos, ele tem redes especializadas em vários setores, como material de construção, artigos esportivos e informática. Tem participação ainda em shopping centers.
O grupo Sonae tem três sócios de peso, o grupo francês Promodes, para venda de alimentos, em Portugal, a British Petroleum, para instalação de lojas de conveniência em postos de gasolina, e o grupo alemão Metro, para atuar no setor de informática.
O grupo Jerônimo Martins é o maior distribuidor de alimentos em Portugal. É proprietário da rede Pingo Doce, que tem 140 pontos-de-venda em Portugal.
O grupo holandês Royal Ahold, que fatura cerca de US$ 24 bilhões por ano, é considerado um dos mais agressivos entre os recém-chegados.
É sócio do Jerônimo Martins em uma rede de hipermercados em Portugal, a Feira Nova. Está entre as dez maiores cadeias de supermercados dos EUA, onde opera com as redes Stop & Shop, Top's Markets, Giant Foods e Bi-Lo.
Além dos EUA, o grupo tem lojas na China, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia. Em dezembro de 97, o Royal Ahold adquiriu 50% de uma empresa argentina, a Velox, proprietária da rede de supermercados Disco. Ele também já está no Chile. (FF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.