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MARKETING
Investidores na Bahia apostam nos quatro dias de festa para divulgar marcas
Novas empresas estréiam na folia
da Reportagem Local
Empresas que acabam de entrar
no Estado escolheram o Carnaval
de Salvador para estrear no melhor estilo baiano: atrás do trio
elétrico.
A Maxitel, que nas próximas semanas passará a fornecer o serviço
privado de telefonia celular na Bahia, anuncia que aplicou R$ 1,5
milhão na festa.
Além de adquirir cotas da prefeitura, a Maxitel patrocina o cantor
Carlinhos Brown e o bloco Timbalada. A empresa conta com a parceria da Ericsson e da Motorola,
fabricantes de aparelhos.
"Como entramos em operação
logo depois do Carnaval, concluímos que não haveria melhor
oportunidade de fixar a imagem
de nossa marca", afirma Vitor
Sznejder, porta-voz da empresa.
A Asia Motors, que prevê a construção de uma fábrica de automóveis no Estado, também aposta na
folia. Sua investida, cujo total não
foi divulgado, inclui cotas de patrocínio da prefeitura e da cobertura da TV Bahia.
Há três anos, a Avipal já patrocina o Carnaval baiano. Desta vez, a
produtora gaúcha de frangos, suínos e ovos decidiu ampliar significativamente o valor investido.
Dos cerca de R$ 50 mil em 1997,
passou para R$ 400 mil. Uma das
razões para esse súbito incremento é que a Avipal está construindo
um complexo industrial em Feira
de Santana, a 110 km de Salvador.
Pela primeira vez, O Boticário
investe na festa baiana. A fabricante de cosméticos e rede de
franquias é um dos patrocinadores do bloco Eva, no circuito oficial, e do bloco Nuoutro Eva, no
circuito alternativo.
Nos dias de desfile, a empresa está distribuindo ainda produtos aos
cerca de 6.000 participantes dos
dois blocos. No total, estão sendo
aplicados R$ 300 mil, segundo Artur Grynbaum, diretor comercial.
Se novas empresas descobrem
agora o filão, shopping centers,
supermercados e cervejarias têm
sido há anos os tradicionais patrocinadores do Carnaval baiano.
A Antarctica aplicou desta vez
R$ 300 mil na festa e patrocina
quatro blocos. Segundo o diretor
regional, Knut Hulsmann, o valor
é inferior ao do ano passado
-que chegou a R$ 1 milhão-,
mas isso não significa que a empresa acredita menos na festa.
Hulsmann diz que a diferença se
deve ao fato de a Antarctica ter
concentrado recursos no lançamento recente da marca Bavária.
nossa marca", afirma.
A Brahma não revelou o valor
aplicado exclusivamente no Carnaval baiano. A empresa informa,
por intermédio de sua assessoria
de imprensa, apenas o investimento total em marketing neste
ano, de R$ 200 milhões.
JOSÉLIA
AGUIAR
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