São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARKETING
Investidores na Bahia apostam nos quatro dias de festa para divulgar marcas

Novas empresas estréiam na folia

da Reportagem Local

Empresas que acabam de entrar no Estado escolheram o Carnaval de Salvador para estrear no melhor estilo baiano: atrás do trio elétrico.
A Maxitel, que nas próximas semanas passará a fornecer o serviço privado de telefonia celular na Bahia, anuncia que aplicou R$ 1,5 milhão na festa.
Além de adquirir cotas da prefeitura, a Maxitel patrocina o cantor Carlinhos Brown e o bloco Timbalada. A empresa conta com a parceria da Ericsson e da Motorola, fabricantes de aparelhos.
"Como entramos em operação logo depois do Carnaval, concluímos que não haveria melhor oportunidade de fixar a imagem de nossa marca", afirma Vitor Sznejder, porta-voz da empresa.
A Asia Motors, que prevê a construção de uma fábrica de automóveis no Estado, também aposta na folia. Sua investida, cujo total não foi divulgado, inclui cotas de patrocínio da prefeitura e da cobertura da TV Bahia.
Há três anos, a Avipal já patrocina o Carnaval baiano. Desta vez, a produtora gaúcha de frangos, suínos e ovos decidiu ampliar significativamente o valor investido.
Dos cerca de R$ 50 mil em 1997, passou para R$ 400 mil. Uma das razões para esse súbito incremento é que a Avipal está construindo um complexo industrial em Feira de Santana, a 110 km de Salvador.
Pela primeira vez, O Boticário investe na festa baiana. A fabricante de cosméticos e rede de franquias é um dos patrocinadores do bloco Eva, no circuito oficial, e do bloco Nuoutro Eva, no circuito alternativo.
Nos dias de desfile, a empresa está distribuindo ainda produtos aos cerca de 6.000 participantes dos dois blocos. No total, estão sendo aplicados R$ 300 mil, segundo Artur Grynbaum, diretor comercial.
Se novas empresas descobrem agora o filão, shopping centers, supermercados e cervejarias têm sido há anos os tradicionais patrocinadores do Carnaval baiano.
A Antarctica aplicou desta vez R$ 300 mil na festa e patrocina quatro blocos. Segundo o diretor regional, Knut Hulsmann, o valor é inferior ao do ano passado -que chegou a R$ 1 milhão-, mas isso não significa que a empresa acredita menos na festa.
Hulsmann diz que a diferença se deve ao fato de a Antarctica ter concentrado recursos no lançamento recente da marca Bavária.
nossa marca", afirma.
A Brahma não revelou o valor aplicado exclusivamente no Carnaval baiano. A empresa informa, por intermédio de sua assessoria de imprensa, apenas o investimento total em marketing neste ano, de R$ 200 milhões. JOSÉLIA AGUIAR



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.