São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS

Peça a ser trocada a partir do dia 29 faz parte da tração dos automóveis

GM promove recall de 27,8 mil carros

DA REPORTAGEM LOCAL

A General Motors do Brasil vai promover um recall de 27.831 unidades de sete de seus modelos vendidos no país. Será substituído um dos componentes responsáveis pela tração dos automóveis.
O recall envolverá veículos das linhas Celta, Corsa, Corsa Classic, Montana, Meriva, Astra e Vectra, todos modelo 2004, e também o Zafira modelo 2005, equipados com câmbio manual. Em parte desses modelos será necessária a troca da peça chamada eixo da caixa do diferencial. No comunicado, a GM informa ter detectado um erro na produção do componente, que pode quebrar e causar a perda da tração do carro.
Segundo a GM, dos 27.831 veículos que serão submetidos ao procedimento, 16.890 já foram vendidos a consumidores. O restante ainda permanece no estoque da rede de concessionárias. O serviço começa a ser feito no próximo dia 29.
A Fundação Procon-SP informou que a montadora não poderá estabelecer um prazo máximo para a troca. Segundo o Procon, enquanto existirem veículos com o problema, o fornecedor é obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita, no prazo que for mais conveniente ao consumidor.
A peça que passará pelo recall, explica Celso Argachoy, professor do departamento de mecânica automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana), compõe a engrenagem que transmite força para as rodas. "Em condições normais de uso, a ruptura é muito difícil. Pode ocorrer em uma solicitação um pouco maior, como uma arrancada, a aceleração em um terreno inconsistente, como atoleiro, ou com o veículo carregado. Mas, se foi detectada uma falha, tem que ser substituída."

Honda
A Honda também convocará 14.923 proprietários do Honda Civic, modelo 1999, a comparecerem às concessionárias. O recall será para substituição gratuita de um interruptor da chave de ignição. Segundo a marca, o componente pode apresentar falha no contato e interferir no funcionamento do motor, ocasionando sua parada repentina.


Texto Anterior: Tributos: Prazo para compensar PIS/Cofins será menor
Próximo Texto: Conta-gotas: BC defende opção por corte tímido nos juros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.