São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles vê ata em sintonia com discurso do Fed

DE NOVA YORK

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem em Nova York que a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) está "em linha" com a análise "equilibrada" do presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Alan Greenspan.
Segundo Meirelles, Greenspan "tem um relatório bastante equilibrado sobre a evolução da economia americana -que está crescendo com ganhos de produtividade-, com uma previsão de inflação que não deve pressionar nos próximos meses e no futuro próximo".
Meirelles também reiterou as previsões do BC de pequeno repasse da inflação no atacado para o consumidor. "Nossa hipótese básica é um cenário de baixa persistência", afirmou.
Para Meirelles, o conteúdo da ata já leva em consideração mudanças recentes na economia mundial -como a possibilidade de aumento da taxa de juros nos EUA e o aumento do risco-país do Brasil- e não é otimista nem pessimista. "As atas do Copom sempre são realistas", disse ele. O presidente do BC voltou a dizer que um possível aumento dos juros nos EUA seria bem absorvido pelo Brasil. "Estamos numa posição hoje com fundamentos sólidos."


Texto Anterior: Conta-gotas: BC defende opção por corte tímido nos juros
Próximo Texto: PSDB e PT criticam a proposta de inflação maior para o país crescer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.