São Paulo, quinta-feira, 23 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação diz que bar fora do programa pagava até 40% mais

DA REPORTAGEM LOCAL

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) apoiou a condenação da AmBev pelo Cade. Segundo o diretor jurídico da entidade, Percival Maricato, a cervejaria cobrava de 30% a 40% mais dos estabelecimentos que não aceitaram sua proposta de "fidelização". Um deles foi o Café Piu Piu, conhecido bar na Bela Vista (SP). Até o fechamento desta edição, a Folha não havia conseguido falar com o proprietário do bar. A AmBev não quis comentar.
Resultado: prejuízo não apenas aos concorrentes como para os consumidores.
Apesar de aprovar a decisão do Cade, Maricato critica sua gestão. Para ele, os problemas começaram em 1999, com a aprovação da fusão entre as cervejarias Brahma e Antarctica, criando a AmBev. "Essa operação fez surgir uma companhia com 70% de participação no mercado de cerveja", diz Maricato. "Isso é oligopólio."
Desde então, a Abrasel diz ter estimulado seus associados a denunciar a AmBev. Poucos aceitaram, sob temor de represálias da cervejaria. (JW)


Texto Anterior: Decisões do conselho correm risco de interferência do governo
Próximo Texto: Oi dispensa 1.178 após integração com BrT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.