São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços de alimentos recuam e IPCA-15 se desacelera em agosto

CIRILO JUNIOR
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A inflação prévia medida pelo IPCA-15 voltou a cair e se desacelerou para 0,35% em agosto, abaixo do 0,63% de julho, informou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A desaceleração nos preços dos alimentos foi o fator principal na redução. Especialistas apontam que a elevação dos juros pelo BC (Banco Central) começa a dar resultados.
"Há uma correlação clara entre a taxa de juros e a inflação. Houve retração da demanda. Mas ainda há um quadro de inflação mais elevada e somente a política monetária não é suficiente. A política fiscal está muito solta", afirmou o economista-chefe da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), Istvan Casznar.
No ano, o IPCA-15 tem alta de 4,69% -de janeiro a agosto do ano passado, o indicador tinha subido 2,85%. No acumulado em 12 meses, o índice tem alta de 6,23%, abaixo dos 6,30% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Em agosto, o índice referente ao grupo Alimentação e Bebidas se desacelerou para 0,25%, abaixo do 1,75% observado em julho. No ano, os alimentos têm alta acumulada de 10,80%.
"Os alimentos estão muito caros. Espera-se desaceleração, e até queda, no curto prazo. Os itens administrados fazem o caminho inverso. Estavam baratos e devem recuperar um pouco os preços", disse o economista-chefe da corretora Concórdia, Élson Telles.


Texto Anterior: Câmbio hoje impacta menos na inflação, avalia BIS
Próximo Texto: Bovespa recua 0,15% em dia de baixa recorde do petróleo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.