UOL


São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Köhler compara Lula a "pai do milagre alemão"

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

Em cerimônia fechada para governadores do FMI (Fundo Monetário Internacional), na reunião anual do FMI e do Banco Mundial, em Dubai, Horst Köhler, diretor-gerente do Fundo, comparou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à era do ex-chanceler alemão Ludwig Erhard (1897-1977), considerado "o pai do milagre econômico alemão" no pós-Guerra.
Erhard foi ministro da Economia durante 14 anos, de 1949 a 1963, no governo do chanceler Konrad Adenauer, e depois o sucedeu, no período de 1963 a 1966. Foi ele o responsável por ter colocado em prática a tese da economia de livre mercado com justiça social, tanto que ficou conhecido também como "o pai da economia de livre mercado social".
Na era Erhard, a Alemanha assistiu a um desenvolvimento sem precedentes.
Segundo a Folha apurou, em seu breve pronunciamento, assistido pelo ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda), Köhler afirmou que "o governo brasileiro introduziu o equilíbrio entre as políticas sólidas do Consenso de Washington e os objetivos sociais."
Ele disse, ainda, que "o governo do presidente Lula era a direção que a América Latina precisava".


Texto Anterior: Socorro: Brasil inicia diálogo com FMI sobre acordo
Próximo Texto: Palocci quer restringir retirada de investimento do cálculo de déficit
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.