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TELEFONIA
Justiça determina que empresa não pode comercializar e habilitar aparelhos enquanto não melhorar serviço aos atuais clientes
Vivo é proibida de vender novo celular em MS
HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE
A Justiça de Mato Grosso do Sul
proibiu a Vivo de vender e habilitar telefones celulares no Estado,
sob pena de multa no valor de R$
1.000 por aparelho habilitado.
O juiz Carlos Alberto Garcete de
Almeida, que tomou a decisão anteontem, afirma que a proibição
será mantida "até que os serviços
para os consumidores atuais sejam prestados com qualidade razoável do que se espera de uma
empresa" do porte da Vivo.
A assessoria de comunicação da
Vivo informou ontem que a empresa só vai se manifestar sobre a
decisão do juiz após receber notificação e o caso passar pela análise
do departamento jurídico.
Almeida determinou ainda a
substituição de "todos os aparelhos de tecnologia ultrapassada
pela tecnologia CDMA, sem qualquer cobrança ou ônus [para os
clientes], no prazo de três meses,
contado da intimação formal".
Após o prazo, a empresa, se descumprir a determinação, será
multada em R$ 1.000 por telefone
fora da tecnologia CDMA.
Em Mato Grosso do Sul, a Vivo
tem 690 mil clientes, o que representa de 60% a 70% do mercado,
segundo a assessoria de comunicação da empresa. No Brasil, são
25 milhões de clientes.
A decisão do juiz atendeu pedido do MPE (Ministério Público
Estadual), que entrou com uma
ação civil pública contra a Vivo
em setembro no fórum de Jardim
(250 km de Campo Grande).
O MPE apresentou uma lista
com assinaturas de clientes que
reclamavam do serviço da Vivo e
reportagens de jornais sobre o assunto. Segundo o Ministério Público, os celulares freqüentemente
deixam de receber ligações.
Na ação civil pública, a empresa
informou que cumpre os padrões
de qualidade exigidos pela Anatel
(Agência Nacional de Telecomunicações), mas, segundo o juiz,
eles não provaram "que os serviços estão sendo oferecidos de forma razoável".
A Vivo diz em comunicado que
"no dia 2 de outubro detectou
uma falha técnica aleatória em
sua rede. Por conta dessa falha,
parte dos clientes encontrou dificuldade no recebimento de chamadas no último fim de semana".
Ainda segundo a empresa, o
"problema foi contornado às
10h30 do dia 4 de outubro", data
da publicação da nota.
Em julho, a empresa anunciou
que passaria da tecnologia TDMA
para a CDMA. Das 88 cidades do
Estado, 23 adotaram o novo sistema. A Vivo informou à época que
o processo de mudança dificultaria as ligações pelo celular.
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