São Paulo, sábado, 23 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERVEJAS

Participação caiu de 10,9% em setembro para 9,9% no mês passado

Antarctica perde fatia de mercado

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Antarctica sofreu em outubro seu maior tombo em participação de mercado neste ano. Avalia-se na empresa que a "culpa" pode ser da Kaiser, segundo a Folha apurou.
Em setembro, a empresa tinha 10,9% do mercado (volume) de cerveja Pilsen e passou para 9,9% em outubro. Nos últimos meses, a queda tem sido constante, porém tímida. Calcula-se que cada ponto equivale à perda, em vendas, de R$ 80 milhões, segundo o instituto Nielsen.
Comandada pela AmBev -também dona da Skol e da Brahma-, a Antarctica mantém a terceira posição no ranking nacional, porém acompanhada mais de perto pela arquiinimiga Kaiser, com 9,3% de participação de mercado em outubro.
Uma das razões apontadas internamente para explicar o tropeço da Antarctica está dentro da Kaiser. A Kaiser fechou, recentemente, campanhas agressivas de preço com o varejo, principalmente com o Pão de Açúcar.
Conseguiu vender volumes elevados ao comércio e, com isso, a rede teve a chance de jogar o preço lá embaixo. E a marca pode aumentar suas vendas. Logo, elevou o tamanho de seu bolo no mercado total. Os acordos de venda em grande quantidade aconteceram, segundo a Folha apurou, com grandes redes de supermercados.
Mas elas informam que elevados volumes de Skol, da AmBev, também foram adquiridos.
Já havia expectativa de que a compra da Kaiser pela empresa Molson, neste ano, deveria contribuir para a queda dos preços -e para uma nova guerra entre as marcas. Procurada pela Folha, a AmBev afirma que a queda da Antarctica é "pontual" e deve ser revertida. A Kaiser nega que tenha reduzido seu preço.


Texto Anterior: Ano do dragão: Inflação acelera e já flerta com os 5% em taxa da FGV
Próximo Texto: Fraude: Justiça aceita denúncia no caso Nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.