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São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 2003

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Anunciante promove "leilão" entre agências

DA REPORTAGEM LOCAL

De cada dez anunciantes no país, quatro estão dispostos a abrir concorrência para a contratação de uma nova agência de publicidade hoje. Se não querem trocá-la, ao menos têm a intenção de comparar serviços e preços.
Ninguém fala nisso abertamente, tanto que os anunciantes -em poucas palavras- dizem apenas que a concorrência é feita para "avaliar a agência mais adequada". A conclusão é de uma pesquisa do Instituto Interscience, finalizada no fim do ano passado.
Segundo o levantamento com 100 clientes, 5% afirmam que fazem concorrência "para negociar o melhor valor de remuneração".

Receita alternativa
Dentro desse cenário, agências estão criando filiais até mesmo na Europa, considerado um mercado saturado, a fim de tentar garantir um aumento de receita.
É o caso da holding Total, do publicitário Eduardo Fischer, que em fevereiro deve inaugurar sua subsidiária em Portugal. A Folha apurou que esse país pode ser a sua porta de entrada no continente. A Espanha seria outro alvo.
A Total é a holding de oito agências de Fischer, que faturaram R$ 750 milhões em 2002, segundo a empresa, alta de 74% sobre 2001.
Assim como a Fischer, a W/Brasil, uma das maiores do país, não só entrou em Portugal como ampliou a sua carteira de clientes.
Com o nome WOP, a agência -comandada por Gonçalo Cardoso e Luis Rasquilha- ganhou as quatro primeiras contas no começo do ano. Com isso, o grupo dobrou o seu portfólio.

Sem pagamento
Dados da pesquisa mostram que, entre as 39 empresas que admitiram fazer concorrência, 91% não dão remuneração pelo trabalho de criação das agências durante o processo de seleção.
Só 6% liberam algum pagamento pelo trabalho que as empresas de propaganda apresentam para tentar ganhar a conta, ou seja, no momento da seleção.
Entre as razões que levam um anunciante a trocar de agência está, além da questão do valor da remuneração, a necessidade de rever o atendimento dado e questões contratuais. (LV e AM)


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