UOL


São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários abrem filiais na Europa

DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas agências de publicidade estão criando filiais até mesmo na Europa, considerado um mercado saturado, a fim de tentar garantir um aumento de receita.
É o caso da holding Total, do publicitário Eduardo Fischer, que em fevereiro deve inaugurar sua subsidiária em Portugal. A Folha apurou que esse país pode ser a porta de entrada de Fischer naquele continente. Ele teria planos para atuar também na Espanha.
A Total é a holding de oito agências de Fischer, que faturaram R$ 750 milhões em 2002, segundo a empresa. O que teria correspondido a um aumento de 74% sobre os R$ 430 milhões de 2001.
Os dados parecem muito saudáveis. O empresário, dono da Fischer America e que tem agências na Argentina, na Colômbia, na Venezuela e no México, resolveu, porém, encerrar algumas parcerias no Brasil recentemente, porque elas incluíam contas publicitárias de empresas pequenas, que não interessavam à Fischer.
Assim como a Fischer, a W/Brasil, uma das maiores do país no setor, não só entrou no mercado de Portugal como acaba de ampliar a sua carteira de clientes.
Com o nome WOP, a agência -comandada pelos publicitários Gonçalo Cardoso e Luis Rasquilha- ganhou as seguintes contas: Pavilhão Atlântico, a maior sala de espetáculos e convenções de Portugal, o Ajax, marca da Colgate Palmolive, e a rede de restaurantes Só Peso. Com isso, o grupo dobra seu portfólio e amplia a atuação fora do Brasil.
(LV e AM)



Texto Anterior: Anunciante promove "leilão" entre agências
Próximo Texto: Comércio exterior: Governo cria agência para exportação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.