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MARKETING
Cresce a concorrência
Marca líder
perde fatia
de mercado
SIMONE CAVALCANTI
da Reportagem Local
Marcas que já dominaram o
mercado a ponto de terem se tornado sinônimo do produto estão
perdendo espaço para concorrentes menos famosos.
Nomes como Gillette, Modess e
Cotonetes -que para a maioria
dos consumidores significam lâmina de barbear, absorvente e
haste flexível- mantêm a liderança, mas com menor participação
no mercado.
Levantamento realizado pela Folha com oito produtos mostra que
isso ocorre com seis deles.
No final de 1997, Gillette, Catupiry, Modess, Cotonetes, Antarctica e ODD detinham uma fatia
menor de mercado do que em
1996.
Os fabricantes desses produtos,
que foram pioneiros no lançamento de produtos -considerados revolucionários na época-,
estão sofrendo com a pulverização
comercial e tendo de dividir os
consumidores com outras marcas.
Das empresas pesquisadas,
quem mais perdeu participação
no prazo de um ano foi a Johnson
& Johnson no segmento de absorventes higiênicos.
A empresa, que detém as marcas
Modess e Sempre Livre, ainda
continua na liderança, mas não
consegue mais dominar o mercado como anteriormente. Até o segundo colocado, o Ella, produzido
pela Procter & Gamble, também
está perdendo espaço para um
lançamento ainda mais recente, o
Intimus Gel.
O produto fabricado pela Kimberly-Clark Kenko entrou no mercado em 1994 e conseguiu entre
1996 e 1997 cerca de 7% de participação no mercado.
No segmento de hastes flexíveis,
a Johnson & Johnson, com a marca Cotonetes, também sofreu perda. A concorrente York investe em
produto similar, Palinetes, desde
1972.
Segundo Valéria Schenardi, gerente de marketing da York, a
conquista veio por meio da diferenciação do produto, ampla utilização dos canais de distribuição e
preço final mais acessível para o
consumidor.
Valéria diz que o consumidor está sabendo distinguir o produto
por categorias e atributos, e a empresa está ganhando pela comparação na relação entre custo e benefício.
Pionerismo
Ricardo Poli, consultor de marketing, diz que a fixação da marca
pelo consumidor -como no caso
do Modess- foi conseguida graças ao pioneirismo que as empresas tiveram no passado.
"Mas isso não é uma garantia de
que o produto continue líder absoluto para sempre", afirma.
Outra marca líder e sinônimo de
produto, mas que já deixou de ser
a única no mercado, é a Gillette.
O produto, que desde 1989 tem
como concorrente no segmento
de lâminas de barbear a Bic, também perdeu participação.
Segundo Gustavo Calatrava, gerente de negócios da Gillette, fica
difícil concorrer com produtos
que têm preço mais baixo, mas o
impacto da concorrência ainda
não é tão preocupante.
"A concorrência sempre existe,
mas o consumidor é ciente da
qualidade do nosso produto."
Para o vice-líder no segmento, a
Bic -que é líder no setor de canetas esferográficas-, a preocupação, além da qualidade, é a de ampliar a distribuição dos produtos
nos pontos-de-venda do Brasil.
Cervejas
A disputa de mercado no segmento de cervejas pode ser tomado como um caso à parte.
A Antarctica, que já liderou o
mercado com alguma folga, hoje
perde em participação de mercado
nacional para a Brahma e para outras marcas.
A empresa acredita que o lançamento de novos produtos da linha, como o da Bavaria, podem
ajudar na recuperação do espaço e
alterar o quadro de participação
sensivelmente.
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