São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

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Compra depende de preço e marca

da Reportagem Local

A disputa pelos consumidores não é tarefa fácil para as empresas. Isso porque as exigências de quem compra o produto migram para dois pontos, dependendo da situação econômica do momento: preço ou marca.
Em função dessa mudança, a perda da participação de mercado pode ser sazonal, segundo Marcelo Prado, diretor do Instituto de Marketing Industrial.
Quando as empresas vêem que é a hora certa para ganhar mercado, investem em infra-estrutura e encontram formas para baratear a produção e reduzir o preço final .
"Em alguns momentos, o mercado tende a buscar apenas o preço e aí a concorrência aumenta sua participação", diz Prado.
Por outro lado, quando as condições econômicas melhoram, os consumidores preferem optar pela qualidade que as marcas consolidadas podem oferecer.
Para ele, em muitos casos a liderança de mercado também está baseada no poder da marca, que acaba se tornando o maior patrimônio da empresa.
Por sua vez, para garantir a manutenção das vendas dos produtos que têm marca, as empresas começam a investir em diferenciais como ampla distribuição ou melhor atendimento ao consumidor.
Prado afirma que as empresas que não se esforçam em manter a qualidade aliada ao bom preço podem perder seus consumidores, não só em períodos determinados, mas, também, depois que a situação econômica melhora. (SCa)



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