|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Compra
depende de
preço e marca
da Reportagem Local
A disputa pelos consumidores
não é tarefa fácil para as empresas.
Isso porque as exigências de quem
compra o produto migram para
dois pontos, dependendo da situação econômica do momento: preço ou marca.
Em função dessa mudança, a
perda da participação de mercado
pode ser sazonal, segundo Marcelo Prado, diretor do Instituto de
Marketing Industrial.
Quando as empresas vêem que é
a hora certa para ganhar mercado,
investem em infra-estrutura e encontram formas para baratear a
produção e reduzir o preço final .
"Em alguns momentos, o mercado tende a buscar apenas o preço e aí a concorrência aumenta sua
participação", diz Prado.
Por outro lado, quando as condições econômicas melhoram, os
consumidores preferem optar pela
qualidade que as marcas consolidadas podem oferecer.
Para ele, em muitos casos a liderança de mercado também está
baseada no poder da marca, que
acaba se tornando o maior patrimônio da empresa.
Por sua vez, para garantir a manutenção das vendas dos produtos
que têm marca, as empresas começam a investir em diferenciais
como ampla distribuição ou melhor atendimento ao consumidor.
Prado afirma que as empresas
que não se esforçam em manter a
qualidade aliada ao bom preço podem perder seus consumidores,
não só em períodos determinados,
mas, também, depois que a situação econômica melhora.
(SCa)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|