São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhador tem perda de 5% na renda

da Sucursal do Rio

A renda do trabalhador brasileiro continua em queda, segundo dados do IBGE referentes a janeiro.
A baixa, de 7,2%, foi ainda maior na comparação com dezembro, devido ao efeito do 13º salário, geralmente pago no último mês do ano.
Liderando as baixas nos rendimentos estão os empregados com carteira assinada (9,4%). Na outra ponta estão os sem carteira assinada (3,7%).
Mesmo sem a sazonalidade, a queda real dos rendimentos em relação a janeiro do ano passado foi de 5%. Quem mais perdeu, nessa comparação, foram os autônomos (10,2%).
A única região onde foi registrada melhora na renda do trabalhador, tanto em relação a dezembro (0,3%) como a janeiro do ano passado (0,9%), foi Porto Alegre.
O resultado, diz o IBGE, é justificado pelo crescimento da ocupação na indústria local, que aumentou os rendimentos do setor em 4%.
A queda real da renda em São Paulo (5,6%) ficou acima da média nacional, na comparação com janeiro, mas abaixo (5,8%) em relação a dezembro.
De dezembro para janeiro, quem mais perdeu renda (7,8%) na região metropolitana de São Paulo foram os empregados com carteira de trabalho.



Texto Anterior: Mercado de trabalho: Desemprego volta a crescer, diz o IBGE
Próximo Texto: Informalidade proporciona mais vagas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.