São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em São Paulo, taxa permaneceu estável

da Reportagem Local

O desemprego permaneceu estável na região metropolitana de São Paulo em fevereiro na comparação com janeiro.
Em números, significa que no mês passado havia 1,575 milhão de pessoas desempregadas na região, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada ontem pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Aquele contingente de trabalhadores corresponde a 17,7% da PEA (População Economicamente Ativa, ou seja, pessoas em condições de trabalhar), que é estimada em 8,897 milhões.
Em fevereiro de 99 a pesquisa apontava 1,615 milhão de desempregados, ou 18,7% de uma PEA estimada em 8,639 milhões de pessoas.
Para a Seade/Dieese, o resultado não é habitual para os meses de fevereiro. É que desde 85 vinha sendo observado aumento da taxa de desemprego e queda no nível de ocupação. Por setor de atividades, o de serviços gerou 42 mil novos postos, mas indústria (15 mil), comércio (16 mil) e outros (15 mil) cortaram vagas.

Salários caem
A pesquisa Seade/Dieese diz que o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados caiu 2,2% em janeiro, para R$ 848. O ganho dos assalariados caiu 2,7%, passando para R$ 850.
O salário médio real no setor privado baixou 2,3% em janeiro, tendência que já havia ocorrido em novembro e dezembro do ano passado. O resultado é consequência da queda do nível médio dos rendimentos nos três principais setores de atividade: 2,7% nos serviços, 2,4% no comércio e 1,5% na indústria.
Nos últimos 12 meses até janeiro, os trabalhadores do setor de serviços tiveram seus rendimentos reduzidos em 11,3%; os da indústria, em 9,9%; os do comércio, em 7,9%.
Na média, os trabalhadores do setor privado perderam 9,9%, e os autônomos, 4,6%. A renda dos com carteira assinada caiu 10,4% e os sem carteira assinada, 3,7%.



Texto Anterior: Informalidade proporciona mais vagas
Próximo Texto: Reverso da moeda: Embraer procura profissionais qualificados no Vale do Paraíba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.