UOL


São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer taxas menores no microcrédito

SÍLVIA MUGNATTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai anunciar nesta semana, provavelmente amanhã, medidas para incentivar os bancos, públicos e privados, a fazerem operações de microcrédito com juros de 2% ao mês. Hoje, esses empréstimos são feitos com taxas que variam de 4% a 5%.
A Folha apurou que as novas regras também deverão possibilitar a realização de contratos dos bancos com vários tipos de entidades, inclusive prefeituras e sindicatos, que poderão repassar o dinheiro para os tomadores finais.
Hoje, já existem parcerias da CEF (Caixa Econômica Federal) com ONG's (organizações não-governamentais) para a oferta de operações de microcrédito. O governo quer ampliar o número de agentes repassadores.
Outro banco estatal que atua nesse segmento é o Banco do Nordeste. O BNDES, que já atua na área, deverá ampliar a sua participação com um volume de recursos indefinido. O objetivo é atender toda a demanda que aparecer.
Os técnicos estimam que os créditos deverão ser, em média, de R$ 1.000 cada um. A idéia é atender pessoas que trabalham informalmente com pequenos negócios e têm dificuldade de obter empréstimos para ampliar a atividade.

Redução da TJLP
Além de avaliar medidas do pacote de crédito que o governo anuncia até amanhã, o CMN (Conselho Monetário Nacional) deverá reduzir hoje a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Essa taxa é utilizada nos empréstimos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador feitos pelo BNDES ao setor produtivo. A taxa poderá ser reduzida de 12% ao ano para 11,5%.
Ontem, os presidentes do BNDES, Carlos Lessa, da CEF, Jorge Mattoso, e do Banco do Brasil, Cássio Casseb, estiveram com o presidente Lula para conversar sobre as medidas de estímulo ao microcrédito.
Essas medidas fazem parte de um pacote com o objetivo de ampliar os financiamentos, com juros menores.


Texto Anterior: Dinheiro novo: Juros baixos da CEF devem ter efeito pífio
Próximo Texto: CMN define meta de inflação hoje
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.