São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB fraco trava fluxo, diz analista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O fraco desempenho da economia é citado por analistas como um dos motivos da queda de 61,74% nos investimentos estrangeiros em maio em relação a igual período de 2003. Isso estaria ocorrendo porque a rentabilidade das empresas é bastante ligada ao ritmo do crescimento econômico do país. No período, os investimentos passaram de US$ 541 milhões para US$ 207 milhões.
"Com a política econômica que está aí, [o país] vai crescer de forma limitada. Vai crescer mais do que em 2003, mas é pouco", diz Julio Gomes de Almeida, diretor do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
Almeida critica os juros praticados pelo BC, hoje em 16% ao ano, o que desestimularia as empresas a fazer novos investimentos.
Para Fernando Ribeiro, da Sobeet (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica), a ausência de regras claras na área de infra-estrutura também afeta o ingresso de capital.


Texto Anterior: Contas externas: Superávit com o exterior bate recorde
Próximo Texto: Opinião econômica: Um artista da política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.