São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFRA-ESTRUTURA

Governo enquadra instalações portuárias em nova norma mundial

Portos ganham aval sobre segurança

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Mesmo sem todas as medidas de segurança implantadas, instalações portuárias brasileiras receberão do governo o aval de que estarão aptas a receber navios de trânsito internacional a partir do próximo dia 1º de julho.
Nessa data, entram em vigor em todo o mundo as normas internacionais do ISPS Code (sigla em inglês do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias), instituído pela IMO (Organização Marítima Internacional, órgão das Nações Unidas) como decorrência dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em setembro de 2001.
A uma semana da entrada em vigor do código, boa parte dos portos e terminais privados do país está atrasada em relação à implantação das medidas de segurança, coordenada no Brasil pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), do Ministério da Justiça.
Para que uma instalação portuária seja considerada apta com base no ISPS Code necessita obter do governo uma certificação, a fim de que seja incluída na relação de terminais classificados como "seguros" a ser enviada à IMO.
Os que não se adequarem a tempo correm o risco de serem rejeitados pelos navios e pelo comércio internacional como ponto de embarque e desembarque de mercadorias. Em resoluções publicadas pela Conportos no dia 8, o Brasil contornou o problema criando internamente dois tipos de certificação -a declaração de cumprimento e o termo de aptidão-, que, para efeitos práticos de garantia da segurança dos navios, terão o mesmo valor.
A declaração de cumprimento será entregue aos portos e terminais que efetivamente cumpriram todas as exigências previstas em seus planos de segurança.
O termo de aptidão, com validade de seis meses, irá para os que, embora já tenham seus planos de segurança aprovados pela Conportos, ainda estarão com as medidas em execução no dia 1º de julho. Esses, provavelmente, serão maioria -a Conportos deve divulgar o balanço amanhã.
Em todo o país, há 194 instalações portuárias, das quais 62 em Santos (SP), responsável por cerca de 25% do fluxo comercial do Brasil com o exterior. Segundo dados da Conportos, atualizados na segunda-feira, pelo menos 142 já tinham seus planos de segurança aprovados, o que não significa que já estejam em execução.


Texto Anterior: Mercado espera teor de acerto com os chineses
Próximo Texto: Mercado financeiro: Estrangeiro tira R$ 497 mi da Bolsa em junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.