São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO CEVADA

Documentos podem envolver empresas além da Schincariol

PF apura ação de outras cervejarias

JOSÉ MESSIAS XAVIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Documentos apreendidos por investigadores federais na Malteria do Vale S.A., no interior de SP, podem vincular outras cervejarias brasileiras, além da Schincariol, em um amplo esquema de sonegação fiscal e evasão de divisas.
Segundo a Polícia Federal, a malteria fornecia insumos para fabricação de cervejas para outras indústrias do setor, agindo por meio de empresas fictícias, subfaturando notas fiscais.
De acordo com o delegado federal Cassius Valentim Baldelli, a Malteria do Vale, instalada em Taubaté, emitia notas fiscais subfaturadas em nome de empresas fictícias, que depois emitiam notas no valor correto para o grupo Primo Schincariol. No entanto, ao emitir a nota com valor mais baixo para a empresa de fachada, a Malteria do Valle sonegaria impostos e dividiria, depois, os lucros da operação com a Schin.
"Os computadores e documentos apreendidos indicam, em uma análise preliminar, que a Malteria do Vale também fazia esse tipo de operação com outras cervejarias brasileiras. Contudo, precisamos aprofundar a investigação nesse sentido", disse à Folha o delegado, que não quis citar o nome das outras empresas que também compravam insumos.
A Folha tentou entrar em contato, ontem à noite, com a Malteria do Vale nos números telefônicos que constam do catálogo. Nenhum deles atendeu a chamada.
Hoje, o Ministério Público Federal decide se pedirá à Justiça a prisão temporária de diretores e funcionários da Schincariol e de distribuidoras e fornecedoras da empresa, entre eles os donos da Malteria do Vale, que foram presos durante a Operação Cevada, deflagrada dia 15. Eles tiveram sua prisão temporária renovada por cinco dias, e o prazo para que deixem a cadeia termina hoje.


Texto Anterior: Perspectiva: Tendência da taxa é seguir em queda
Próximo Texto: Lojas temem concentração de mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.