São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato avalia corte de salários na Volks

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 16 mil metalúrgicos da Volkswagen de São Bernardo do Campo fazem assembléia hoje para avaliar se aceitam ou não negociar a redução da jornada e dos salários em 20%.
A proposta faz parte de um projeto de reestruturação da fábrica apresentado anteontem pelo presidente da Volks no Brasil, Herbert Demel, ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Os operários preferem discutir a adoção de um banco de horas sem redução salarial.
A empresa anunciou que, se as medidas não forem adotadas, pretende demitir 3.000 operários. A Volks informou que possui 60 mil veículos em estoque -40 mil nos pátios das fábricas- e que precisa enxugar custos para tornar a unidade mais competitiva.
Para compensar a redução salarial de 20%, a montadora informou que pretende parcelar em 12 meses o pagamento do 13º salário, da participação nos lucros e resultados e do reajuste da data-base deste ano. Essa medida seria adotada para quem ganha até R$ 3.000 por mês. Salários superiores seriam reduzidos mensalmente. O plano de flexibilização prevê jornada de trabalho de quatro dias com folgas às sextas-feiras.



Texto Anterior: Petrobras conclui acordo com Repsol
Próximo Texto: Funcionários do HSBC param bancos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.