|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
IMPOSTOS
Previsão leva em conta aumento médio de 5%, em 12 meses, dos veículos nacionais usados vendidos no Estado de SP
IPVA deve subir, mas menos que a inflação
MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL
Os donos de veículos nacionais
usados licenciados no Estado de
São Paulo deverão pagar, na média, mais IPVA (Imposto sobre a
Propriedade de Veículos Automotores) em 2005 do que neste
ano. O aumento, entretanto, deverá ser inferior à alta da inflação.
Os veículos usados tiveram valorização média de 5% entre setembro de 2003 e setembro deste
ano, segundo George Assad Chahade, presidente da Assovesp
(Associação dos Revendedores de
Veículos Automotores no Estado
de São Paulo). Os veículos populares (motor 1.0) tiveram valorização de cerca de 6%, diz Chahade.
No período de 12 meses até setembro, a inflação foi de 5,95%
(INPC do IBGE), de 6,01% (INPC
da Fipe), de 11,74% (IGP-DI da
FGV) e de 11,9% (IGP-M da FGV).
Os valores que os contribuintes
terão de pagar no próximo ano
serão divulgados nesta semana
pelo coordenador da Administração Tributária da Fazenda paulista, Henrique Shiguemi.
Na sexta-feira, Shiguemi informou que ainda não dispunha de
dados para dizer se haverá ou não
aumento de imposto no ano que
vem. Segundo ele, a tabela com os
valores está sendo elaborada pelos técnicos da Fazenda.
Shiguemi disse que o Orçamento de 2005 prevê arrecadação de
R$ 2,053 bilhões (parte do Estado)
com o IPVA. Esse valor representa aumento de 7,37% em relação
ao R$ 1,912 bilhão previsto para
este ano. Até setembro, a receita
soma R$ 1,797 bilhão. Se neste trimestre for mantida a receita de R$
72 milhões de setembro, a arrecadação chegará a R$ 2,013 bilhões.
Preços de setembro
A Secretaria da Fazenda define o
valor do IPVA do ano seguinte
com base nos preços dos carros
usados no mercado em setembro.
Sobre esses preços (chamados valores venais) são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para veículos movidos a gasolina ou bicombustível, 3% para os movidos
a álcool, gás e eletricidade e 2%
para motos e utilitários).
Pagar mais IPVA é ruim e bom
ao mesmo tempo. É ruim porque
o dono do veículo paga mais imposto. É bom porque o veículo está valendo mais em uma eventual
venda ou troca por um modelo
mais novo ou zero km.
Desconto de 3,5%
O calendário para o pagamento
do imposto em 2005 foi divulgado
na quarta-feira. Como nos anos
anteriores, o pagamento poderá
ser feito à vista, em janeiro, com
desconto de 3,5%; à vista, em fevereiro, sem desconto; ou em três
parcelas (de janeiro a março).
O pagamento com o desconto,
em janeiro, é mais vantajoso do
que em fevereiro, sem o desconto.
É que os 3,5% equivalem a juros
de 3,63% ao mês, taxa difícil de ser
obtida em aplicações financeiras
(a poupança está rendendo de
0,60% a 0,70% e os fundos de renda fixa, de 1% a 1,1%).
A exemplo dos anos anteriores,
o pagamento será feito com base
no algarismo final da placa dos
veículos. Assim, em 10 de janeiro
vence o imposto para os veículos
de final 1; no dia 11, final 2, e assim
sucessivamente, até o dia 21, para
os de final 0.
Entre os dias 10 e 23 de fevereiro, o imposto poderá ser pago em
parcela única, mas sem desconto.
O pagamento em três vezes será
feito de 10 a 21 de janeiro e de 10 a
23 de fevereiro e de março. Quem
atrasar o pagamento terá multa
de 20% e juros pela taxa Selic.
Os veículos terrestres fabricados
há mais de 20 anos (até 1984, inclusive), os taxistas autônomos, as
máquinas agrícolas, os ônibus
usados no transporte urbano e as
aeronaves e embarcações fabricadas há mais de 30 anos (até 1974,
inclusive) estão isentos do IPVA.
A Secretaria da Fazenda enviará
aos donos dos veículos cerca de
9,5 milhões de Avisos de Vencimento com o nome do proprietário, os dados do veículo, o código
do Renavam e os valores do imposto (para todas as formas de
pagamento) e do seguro obrigatório. O aviso não poderá ser usado
para o pagamento do imposto.
Texto Anterior: Desempenho do fundo inclui vários "micos" Próximo Texto: Comércio exterior: Vender mais à China é desafio de embaixador Índice
|