São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criação de vagas formais é menor do que em 2005

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A criação de empregos formais neste ano continua inferior à do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. Foram criados 129.195 postos com carteira assinada no mês passado, 9,8% a mais que em outubro de 2005. Porém, os primeiros dez meses do ano tiveram 1,514 milhão de vagas formais criadas, contra 1,527 milhão no mesmo período de 2005.
O ministro Luiz Marinho (Trabalho) atribuiu a melhora de outubro à expansão do consumo e previu que a geração de empregos formais neste ano será semelhante ao 1,254 milhão de 2005 -em dezembro, há queda do emprego por causa da entressafra na agricultura, da redução na demanda industrial e do fim do ciclo escolar.
No mês passado, indústria, comércio e serviços tiveram expansão do emprego formal, mas a agricultura perdeu 29,2 mil postos. O melhor resultado foi o do comércio, que ganhou 55,6 mil vagas, alta de 0,94%.
A construção civil, cujo desempenho foi recorde neste ano, gerou só 723 postos formais em outubro. Segundo o ministério, trata-se de uma conseqüência da legislação eleitoral, que restringe as obras públicas durante a campanha, e das chuvas.


Texto Anterior: Desemprego fica estável, mas renda sobe
Próximo Texto: Setor público fez 59% das greves do 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.