São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

@ - mzafalon@folhasp.com.br

REJEIÇÃO MENOR
Apenas 3% da população manifestou rejeição ao consumo de café, mostra pesquisa encomenda pela Abic e realizada entre 2.500 pessoas. Em 2005, eram 7%.

PROGRAMA-SAÚDE
O dado foi apresentado durante o 14º Encafé (reunião anual das indústrias do setor), em Guarapari (ES). Para a Abic, a menor rejeição é efeito de um programa de orientação aos médicos, mostrando que o produto faz bem à saúde, ao contrário do que se apregoava até há alguns anos.

EXIGÊNCIAS EXTERNAS
O Ministério da Agricultura enviará 28 técnicos para treinamento no laboratório Central Science Laboratory, da Inglaterra, referência mundial no setor. O objetivo é ampliar a sanidade animal brasileira e preparar os técnicos para análises e monitoramento rápidos em caso de suspeitas de influenza aviária e de Newcastle.

MENOS FRANGO
As exportações argentinas de frango serão de 150 mil toneladas neste ano (110 mil em 2005). Já o consumo é de 1 milhão de toneladas. Esta coluna, com base em dados divulgados em seminário em Santa Catarina, informou ontem que as exportações argentinas eram de 1 milhão de toneladas.

CLIMA ATRAPALHA
As mudanças climáticas estão prejudicando a contratação de trabalhadores rurais nos Estados Unidos. O total de trabalhadores contratados no país em outubro caiu 5% em relação a 2005 devido a chuvas, neve e baixas temperaturas que impedem o desenvolvimento de atividades em várias regiões.

CLIMA FAVORECE
Já na costa Oeste e na Flórida, o calor tem agilizado o desenvolvimento das lavouras, forçando a antecipação de contratações, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.

MILHO MAIS CARO
Estudo da Universidade de Illinois indica que o milho vai ter aumento ainda maior do que o tradicional na próxima primavera e verão nos Estados Unidos, quando os produtores manifestam a intenção de plantio e as lavouras começam a se desenvolver.

NOVA ESTRUTURA
Segundo a universidade, os estoques de milho são baixos, a demanda nos EUA cresce devido ao etanol, a safra de 2006 é menor do que a prevista, as exportações dos EUA sobem e a Argentina está impondo limites às exportações. Já os chineses exportarão menos.

MOMENTO RUIM
As negociações de boi gordo continuam desfavoráveis para os pecuaristas. Ontem, um frigorífico chegou a oferecer apenas R$ 50 pela arroba no Estado de São Paulo.


Texto Anterior: Liminar ameaça nova assembléia da Telemar
Próximo Texto: Bolsa de SP supera 42 mil pontos e bate novo recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.